A Clinica Dr Pedro Mota

Aspetos essenciais para realizar um tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis

Aspetos essenciais para realizar um tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis

tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis

Há muito que um sorriso alinhado e harmonioso deixou de ser apenas uma preocupação estética. O tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis veio revolucionar a ortodontia, pois é uma alternativa invisível, discreta e confortável aos aparelhos tradicionais.

Com este artigo queremos alertá-lo, desde já, que não deixa de ser um procedimento que requer acompanhamento de um médico dentista. Num cenário de uma crescente procura dos alinhadores invisíveis, a medicina dentária vai pedindo, por este motivo que apontamos anteriormente, uma maior regulamentação para evitar que os pacientes fiquem expostos aos riscos e insegurança.

Conteúdos abordados:

Quem pode usar alinhadores invisíveis?

Há alguns casos em que a utilização de alinhadores invisíveis se mostra indicada para a correção de diversos problemas ortodônticos, tais como dentes tortos, desalinhados ou apinhados, mordida comprometida (cruzada, aberta ou sobremordida), diastemas – o espaçamento entre os dentes; ou pequenas correções, como complemento a tratamentos ortodônticos anteriores.

Contudo, nem todos os casos podem ser resolvidos com alinhadores invisíveis. Em problemas mais complexos, como maloclusões, a utilização destes aparelhos não se apresenta como o tratamento ideal.

Falta de regulamentação de alinhadores dentários, representa um risco grave

À medida que cresce a procura dos alinhadores de dentes invisíveis, vai existindo uma maior necessidade de regulamentação pois, muitas vezes, os pacientes estão a preterir da ajuda dos médicos dentistas e a adquirir os alinhadores online sem saber o perigo que isso representa.

Alerta a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que a falta de acompanhamento médico e planeamento adequados pode causar*:

Sendo assim, apenas profissionais qualificados devem prescrever e supervisionar este tipo de tratamento, garantindo segurança e resultados eficazes para os pacientes.

A verdade é que com ‘boom’ das redes sociais, começaram a surgir métodos DIY (“Faça Você Mesmo”) para alinhar os dentes em casa, sem acompanhamento profissional, mas já percebeu que estes métodos são extremamente perigosos e podem causar danos irreversíveis à saúde oral. Mais vale mesmo é não facilitar, pede a OMD.

Mas como funcionam os alinhadores invisíveis?

Na Clínica Dr. Pedro Mota, o tratamento com alinhadores invisíveis é baseado em tecnologia avançada e num planeamento rigoroso durante todas as fases do processo.

São 4 as etapas a percorrer para a realização deste tratamento ortodôntico:

Além disso, n’A Clínica existe facilidade de pagamento e financiamento e, portanto, não tem de adiar mais o seu sorriso.

Há sempre um antes e depois do tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis

A experiência com um tratamento com alinhador invisível melhora a qualidade de vida dos pacientes e os primeiros resultados podem começar a notar-se logo ao final de algumas semanas.

No entanto, como sempre há um “s” para saber se o tratamento funciona. O tratamento ortodôntico deve ser prescrito e orientado por um médico ortodontista e, para que seja eficaz, é fundamental seguir as recomendações, como, por exemplo:

Dependendo do caso, em média, os tratamentos variam entre 6 e 18 meses.

Poderá ter interesse em:

Quanto tempo dura um implante dentário?

Quanto tempo dura um implante dentário?

A durabilidade, ou seja, quanto tempo dura um implante dentário, é uma das questões mais importantes para quem considera este tratamento. Afinal, trata-se de um investimento grande na saúde, funcionalidade e estética oral.

Ler Mais »
Scroll to Top

Marcar consulta de avaliação

Marcar consulta de avaliação

Nós contactamos!