A Clinica Dr Pedro Mota

ORTODONTIA

ORTODONTIA

Se pensa que lá por ser adulto já não pode corrigir dentes tortos, encavalados, dentes para a frente, recuados,
desengane-se, está sempre a tempo de tratar do seu sorriso, acrescentando-lhe um elegante aparelho dentário!

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é uma das especialidades da Medicina Dentária mais procuradas, mas poucos sabem que é muito mais do que apenas uma questão de dentes direitos.
Esta especialidade dedica-se à prevenção e correção da má posição dos dentes e maxilares.
Para além da
questão estética, é fundamental para a saúde oral e tem um papel importante na correta funcionalidade da articulação temporomandibular e músculos envolvidos, resolvendo muitas vezes dores de cabeça, pescoço e articulares.
 

Quais são as vantagens do tratamento ortodôntico?

Melhora a estética da face, do sorriso e, consequentemente, da autoestima do paciente.

Proporciona um correto alinhamento dos dentes, facilitando a higiene oral, prevenindo o risco de cáries e problemas nas gengivas.

Restabelece e melhora a sua “mordida”, prevenindo futuras perdas dentárias e melhorando também os problemas de articulação, da função mastigatória e muscular com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.

Quais são as consequências dos dentes desalinhados?

São vários os sintomas associados a este problema, entre eles:

A tensão muscular ou o funcionamento inadequado do sistema mastigatório (provocado pelo mau posicionamento dos dentes) levam a frequentes dores de cabeça.

A tensão sobre a ATM (Articulação Temporo-Mandibular), causada por dentes mal alinhados pressiona os nervos do canal auditivo, que estão próximos desta região, levando às dores no ouvido. 

É comum que a falta de encaixe dos dentes seja compensada com uma inclinação da cabeça, o que interfere na postura corporal e o que leva a dores na coluna cervical.

Quem tem dentes tortos e desalinhados pode desenvolver problemas respiratórios, pelo facto de os dentes não encaixarem perfeitamente, comprometendo a passagem regular de ar e contribuindo para distúrbios, como o ronco e a apneia do sono. 

Com o incorreto alinhamento dos dentes, os alimentos são mastigados com menor eficiência, o que piora a digestão e aumenta a possibilidade de surgirem problemas gástricos.

Dentes desalinhados não permitem uma correta higienização, o que aumenta a probabilidade de cáries e doenças gengivais.

Que tipo de aparelhos ortodônticos existem?

Atualmente existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis, especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas. 

APARELHO REMOVÍVEL

É uma opção de tratamento para as crianças com dentição decídua ou mista, com o objetivo de preparar os espaços entre os dentes para o desenvolvimento da dentição definitiva e da estrutura maxilar. 

APARELHO AUTOLIGÁVEL

São os aparelhos ‘metálicos’, que dispensam os coloridos elásticos, pois o mecanismo de ação é permanente. O seu sistema permite uma diminuição no tempo de tratamento, menos desconforto e evita extrações dentárias. 

APARELHO FIXO TRADICIONAL

São os aparelhos ‘metálicos’ mais comuns, cujos brackets são cimentados nos dentes e permitem a sua movimentação através da aplicação de forças com arcos e elásticos. Como acumula mais placa bacteriana é necessário um maior cuidado na higiene oral diária. O tempo de tratamento é mais prolongado quando comparado com o aparelho autoligável.

APARELHO INVISÍVEL

Se por questões estéticas, não quer usar o tradicional aparelho metálico, saiba que pode alinhar o seu sorriso de forma transparente, com o aparelho o Invisalign®.
O Clear Correct® é um aparelho ortodôntico, que consiste num conjunto de alinhadores transparentes e removíveis, feitos à medida de cada paciente. Os alinhadores são substituídos em cada uma a duas semanas, e cada substituição é ligeiramente diferente da anterior, de maneira a deslocar e mover os dentes. É necessário usar os alinhadores durante a maior parte do seu dia (22 horas/dia) para obter os resultados pretendidos. São facilmente removidos para comer, escovar os dentes, usar fio dentário, ou para ocasiões especiais.

Quais são as vantagens do Aparelho Invisível?

Tratamento mais rápido:

Método Clear Correct é, em alguns casos, mais rápido a corrigir os dentes que os aparelhos fixos convencionais

Melhora a higiene oral:

como são removíveis e não têm os componentes que causam a retenção de alimentos, estes alinhadores permitem uma limpeza normal dos dentes, ao contrário dos aparelhos tradicionais

Menos idas ao dentista:

os alinhadores não necessitam de tantos ajustes como os aparelhos convencionais, reduzindo as visitas ao seu ortodontista

Mais discreto:

os alinhadores são quase invisíveis e por isso poucos vão reparar que está a usar um aparelho

Mais confortável:

os alinhadores Invisalign são confortáveis de usar e removíveis, o que significa que pode continuar a sua rotina diária sem qualquer constrangimento. São menos dolorosos que os aparelhos convencionais

Preços de Qualidade
Materiais Certificados
Tratamentos com Garantia
Médicos Dentistas Especializados
e com Experiência Hospitalar
Scroll to Top

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

NÓS CONTACTAMOS!

Preencha o formulário:

Iniciar conversa
👋 Olá! Podemos ajudar?
Scan the code
👋 Olá! Podemos ajudar?