SAÚDE ORAL NA GRÁVIDA

Está grávida, tem um problema na boca, e desespera porque receia ir ao dentista nesta fase da sua vida?

Aconselhamos dois passos seguros: primeiro respire fundo, segundo marque consulta connosco.

O que é a consulta de Saúde Oral na Grávida?

A gravidez é um período muito especial na vida de uma mulher. As mudanças que ocorrem no corpo são bem visíveis, mas sabia que também ocorrem alterações orais?
A causa é a má relação entre hormonas e bactérias, definitivamente estas duas não se dão bem. Durante a gestação, o organismo passa por várias transformações e picos hormonais que provocam alterações ao nível dos tecidos periodontais.
Essas alterações podem levar ao desenvolvimento de vários problemas de saúde oral na gravidez.
Torna-se assim indispensável fazer um acompanhamento da saúde oral da futura mamã, despistando quaisquer problemas prévios que possa existir e evitando que outras patologias se desenvolvam.

Gravidez e saúde oral: uma relação de “pescadinha de rabo na boca”

As mudanças hormonais naturais da gravidez podem influenciar o estado de saúde oral na grávida. Uma das mudanças mais comuns que levam as grávidas a pedir ajuda é o sangramento da gengiva, uma vez que esta vai reagir de forma exagerada à placa bacteriana.
E é tudo “culpa” das hormonas e das bactérias!

O inverso também ocorre pois está comprovada a relação entre doenças gengivais como a periodontite, o parto prematuro e bebés com baixo peso à nascença.

Uma pesquisa nos EUA mostra que até 18 em cada 100 nascimentos prematuros podem ser desencadeados por doenças gengivais.

Consulta de saúde Oral na Grávida

Gravidez e saúde oral: uma relação de “pescadinha de rabo na boca”

Consulta de saúde Oral na Grávida

Que outros problemas de saúde oral na gravidez podem ocorrer?

Cárie dentária

As alterações dos hábitos alimentares como a maior ingestão de alimentos ricos em açúcar, aumentam o aparecimento da cárie dentária na gravidez. Substituir os doces por alimentos mais nutritivos como o queijo, os frutos secos ou vegetais frescos vão ajudá-la na sua saúde geral e oral.

Gengivite gravídica

Como referimos anteriormente é dos problemas mais incidentes de saúde oral na grávida. Manter os seus dentes limpos, sobretudo junto à linha gengival, vai ajudar a reduzir drasticamente ou mesmo a prevenir a gengivite durante a gravidez.

Granuloma piogénico

São pequenos tumores hemorrágicos que podem aparecer na gengiva, não se assuste, não são cancerígenos. São raros, mas podem ocorrer normalmente no segundo trimestre e na maioria dos casos desaparece após o parto

Erosão dentária

Como os vómitos podem ser frequentes durante a gravidez, o ácido do estômago em contacto com os dentes pode contribuir para o desgaste dentário.

Uma grávida pode fazer qualquer tipo de tratamento dentário?

Sim, é importante que a saúde oral na grávida não seja descurada. A grávida pode realizar qualquer tratamento dentário, mesmo que necessite de anestesia, uma vez que uma infeção na boca é mais prejudicial para o bebé do que realizar os tratamentos dentários. O segundo trimestre é o mais indicado para realizar tratamentos.

A gravidez estraga os dentes da mãe?

Não, a gravidez não estraga os dentes da mãe. É um mito que os bebés roubam o cálcio às mães.

Uma mãe pode transmitir cárie dentária ao seu filho?

Sim, pode. A cárie dentária é uma doença contagiosa e, por isso, não só a mãe, como outras pessoas que cuidam do bebé nos primeiros anos de vida, podem transmitir bactérias da cárie dentária através da saliva, ao provar a comida do bebé para verificar a temperatura, soprar para a comida ou a dar beijos na criança.

Se engravidar faz parte dos seus planos, sem dúvida que a consulta de medicina dentária deverá estar na sua agenda, uma vez que pode identificar e resolver os problemas orais antes de engravidar.
Se já está em estado de graça, a nossa equipa vai ajudar a tratar e cuidar da sua saúde oral nestes 9 meses tão bonitos!