CIRURGIA ORAL

Sabia que os dentes do siso não têm atribuída, atualmente, uma função específica na nossa dentição? E sabia que aqueles dentes que não chegaram a erupcionar totalmente, os inclusos, podem causar dor e inflamação? Como em tudo na vida, só precisamos do que é imprescindível e não afete a nossa saúde.

O que é a Cirurgia Oral?

A Cirurgia Oral é a área mais abrangente da Medicina Dentária que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças, traumatismos e deformações que envolvem tecidos moles e duros da cabeça, boca, dentes, gengivas, maxilares e pescoço.

Quais são os tratamentos dentários mais frequentes?

Existem muitas doenças que podem ser tratadas através da cirurgia oral, mas as mais frequentes, são:

Nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo ou com fratura, dentes inclusos ou dentes do siso. A extração de dentes do siso é um dos procedimentos mais comum e faz-se quando estes têm cárie dentária, quando afetam os dentes vizinhos, quando é necessário criar espaço para tratamento ortodôntico ou quando existem complicações mais graves associadas a quistos ou inflamações.

É um procedimento que se faz quando existe uma diminuição da massa óssea no maxilar superior e tem como objetivo criar a altura necessária de osso, para a colocação de implantes.

É um procedimento simples e cómodo para a ausência de dentes, sem dor porque recorremos a anestesia local.

Remoção tanto dos tecidos moles (gengiva) quanto dos tecidos duros (osso). Os tumores podem não apresentar sintomas até atingirem um estágio mais avançado. Para fazer o despiste deste tipo de patologias, é recomendada a realização de uma consulta de rotina com o médico dentista, no mínimo uma vez por ano.

Indicada em casos de infeção bacteriana que envolve o tecido de suporte dos dentes (periodontite); redução do freio labial ou freio lingual (frenectomia); corrigir ou alterar o contorno ou proporção da gengiva, principalmente junto dos dentes (gengivectomia) ou tratamento das alterações estéticas mucogengivais (enxertos muco-gengivais).

Visa expor um dente localizado dentro do osso ou gengiva para que uma peça ortodôntica seja colada e este dente seja tracionado para a sua posição correta da boca.

São instalados pequenos implantes dentários que servem como ancoragem temporária, para que sejam realizadas as movimentações dentárias. Com o uso dessa peça, é exercida força sobre os dentes que precisam de ser corrigidos, sem a necessidade de trabalhar os restantes.

Quais os principais benefícios da Cirurgia Oral?

Tal como outros tratamentos dentários, a cirurgia oral irá remover ou corrigir a patologia em causa e recuperar a saúde oral.
Para além de eliminar sintomas, pode beneficiar a saúde geral do organismo. Isto porque, algumas doenças, como diabetes ou doenças cardíacas, podem ser potencializadas por problemas de saúde oral.
É uma área que trabalha em articulação com outras áreas da Medicina Dentária disponibilizadas n’A Clínica Dr. Pedro Mota, privilegiando-se um plano de tratamento multidisciplinar.

Quais os principais benefícios da Cirurgia Oral?