A Clinica Dr Pedro Mota

ENDODONTIA COM MICROSCÓPIO

ENDODONTIA

Beber um simples chá ou comer um delicioso gelado transforma-se numa experiência desagradável pela dor que lhe provoca naquele dente malandro? É capaz de apostar que a única solução é arrancar o dito cujo? Perdeu a aposta! Existe uma luz ao fundo do túnel para o seu dente, e não é a extração!

O que é a Endodontia?

Geralmente conhecido como tratamento de canal (que liga a ponta da raiz à polpa dentária), a Endodontia é a área da Medicina Dentária responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária, também conhecida por “nervo” e dos tecidos que suportam o dente, com o objetivo final de preservar e manter o dente natural. Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, entre outro tipo de lesão. 

Quais são as vantagens do tratamento endodôntico?

Evita muitas vezes a extração dentária

Permite manter o dente, a sua forma e função

Previne nova entrada de bactérias

Elimina as fortes dores associadas a problemas que já atingiram a polpa dentária

Evita lesões que possam comprometer o dente e a zona envolvente

Confere um resultado estético natural

Porquê do uso do Microscópio em Endodontia?

Permite ao Endodontista ver coisas que não poderia ver a olho nu

Precisão e exatidão aumentadas dos canais sem remover a estrutura do dente

Eficiência óptica e visualização de alta qualidade

Maior rigor no Tratamento

Em que consiste o tratamento?

Anteriormente, conhecido por “desvitalização”, o tratamento endodôntico tem como finalidade aliviar a dor de dentes, através de técnicas modernas e recorrendo a anestesia local. Quando a polpa dentária fica inflamada ou infetada, é removida, e a parte de dentro do dente é cuidadosamente limpa e desinfetada, sendo depois preenchida com substância própria, que vai selar o canal dentário, para prevenir a sua reinfeção e salvar o dente natural.  

Após terminar o tratamento e dependendo do grau de destruição do dente, este é finalizado com uma simples restauração. Se o estrago for maior, o dente deve ser reabilitado com uma estrutura feita em laboratório – onlays, inlays ou coroas. 

Nos primeiros dias após o tratamento, o dente pode parecer mais sensível, especialmente se tiver existido dor/abcesso antes da consulta. Esse desconforto é facilmente controlado através de medicação.  

Em que situações se faz a desvitalização?

Sensibilidade ao frio e/ou ao quente

Dificuldade em mastigar

Dor espontânea

Abcesso

Cáries profundas

Fraturas dentárias

Descoloração do dente

Casos especiais

Endodontia na gravidez

A desvitalização não está contraindicada durante a gravidez. O uso de medicamentos, anestesia e o recurso ao raio-X necessário para se visualizar o interior do dente faz com que o período ideal para a realização desse tratamento seja o segundo trimestre.

No entanto, caso não seja possível adiar o tratamento, pode realizá-lo com segurança seguindo as indicações da nossa equipa médica.

Endodontia em Odontopediatria

A desvitalização de dentes de leite também é possível e aconselhada em detrimento da extração precoce, que pode resultar em problemas de oclusão (mordida). Este processo torna-se necessário quando a cárie se torna muito extensa e profunda e afeta o nervo ou nos traumatismos dentários, sendo obrigatória a limpeza da zona contaminada e a reparação da polpa dentária. Estes casos, podem dar origem a infeções, prejudicando o desenvolvimento dos dentes definitivos. 

Dúvidas mais frequentes

Embora haja essa ideia, esta não passa de um mito. Os dentes desvitalizados “deixam de estar ligados” aos tecidos do nosso organismo, no entanto, a sua fragilidade está relacionada com a restauração que é feita após o tratamento endodôntico.

Pode. Devido a diversos motivos, o dente pode ficar com uma coloração mais amarela, rosa ou até mesmo negra. Felizmente, através do branqueamento interno da estrutura do dente, o mesmo pode voltar à sua cor original.  

Quando possível, manter o seu dente é a melhor opção. O tratamento endodôntico tem uma taxa de sucesso elevada, podendo estes dentes ter uma grande longevidade.

Preços de Qualidade
Materiais Certificados
Tratamentos com Garantia
Médicos Dentistas Especializados
e com Experiência Hospitalar
Scroll to Top

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

NÓS CONTACTAMOS!

Preencha o formulário:

Iniciar conversa
👋 Olá! Podemos ajudar?
Scan the code
👋 Olá! Podemos ajudar?