Endodontia com microscópio
Beber um simples chá ou comer um delicioso gelado transforma-se numa experiência desagradável pela dor que lhe provoca naquele dente malandro?
É capaz de apostar que a única solução é arrancar o dito cujo?
Perdeu a aposta! Existe uma luz ao fundo do túnel para o seu dente, e não é a extração!
O que é a Endodontia?
Geralmente conhecido como tratamento de canal (que liga a ponta da raiz à polpa dentária), a Endodontia é a área da Medicina Dentária responsável pelo estudo e tratamento da polpa dentária, também conhecida por “nervo” e dos tecidos que suportam o dente, com o objetivo final de preservar e manter o dente natural. Além de tratar cáries profundas, a endodontia também corrige fraturas e traumas dentários, entre outro tipo de lesão.
Em que consiste o tratamento?
Vulgarmente, conhecido por “desvitalização”, o tratamento endodôntico tem como finalidade a remoção do nervo do dente ou o retratamento do dente, tratando a dor do dentes, através de técnicas modernas e tecnologia de ponta.
Quando a polpa dentária fica inflamada ou infetada, é removida e a parte de dentro do dente é cuidadosamente limpa e desinfetada, sendo depois preenchida com material biocompativel, que vai selar o canal dentário, de forma a prevenir a sua reinfeção e assim salvar o dente natural.
Após terminar o tratamento e dependendo do grau de destruição do mesmo, a sua reabilitação é feita com uma restauração, ou se a destruição for maior, o dente deve ser reabilitado com uma estrutura feita em laboratório – onlays, inlays ou coroas.
Pode acontecer, nos primeiros dias a seguir o tratamento (1 a 3 dias), o dente pode parecer ligeiramente mais sensível, especialmente se tiver existido dor, abcesso ou quisto antes da consulta.
– Evita a extração dentária, permitindo a sua manutenção
– Permite manter o dente, a sua forma e função
– Previne nova entrada de bactérias
– Elimina as fortes dores associadas a problemas que já atingiram a polpa dentária
– Evita lesões que possam comprometer o dente e a zona envolvente
É a único meio auxiliar que nos permite garantir o sucesso pleno do tratamento endodôntico. Devido à sua elevada precisão, exatidão, eficiência e rigor.
Em que situações se faz a desvitalização?
- Sensibilidade ao frio e/ou ao quente
- Dificuldade em mastigar
- Dor espontânea
- Abcesso
- Cáries profundas
- Fraturas dentárias
- Descoloração do dente
Casos especiais
Endodontia na gravidez
A desvitalização não está contraindicada durante a gravidez. O uso de medicamentos, anestesia e o recurso ao raio-X necessário para se visualizar o interior do dente faz com que o período ideal para a realização desse tratamento seja o segundo trimestre.
No entanto, caso não seja possível adiar o tratamento, pode realizá-lo com segurança seguindo as indicações da nossa equipa médica.
Endodontia em Odontopediatria
A desvitalização de dentes de leite também é possível e aconselhada em detrimento da extração precoce, que pode resultar em problemas de oclusão (mordida). Este processo torna-se necessário quando a cárie se torna muito extensa e profunda e afeta o nervo ou nos traumatismos dentários, sendo obrigatória a limpeza da zona contaminada e a reparação da polpa dentária. Estes casos, podem dar origem a infeções, prejudicando o desenvolvimento dos dentes definitivos.
Dúvidas frequentes
Embora haja essa ideia, esta não passa de um mito. Os dentes desvitalizados “deixam de estar ligados” aos tecidos do nosso organismo, no entanto, a sua fragilidade está relacionada com a restauração que é feita após o tratamento endodôntico.
Pode. Devido a diversos motivos, o dente pode ficar com uma coloração mais amarela, rosa ou até mesmo negra. Felizmente, através do branqueamento interno da estrutura do dente, o mesmo pode voltar à sua cor original.
Quando possível, manter o seu dente é a melhor opção. O tratamento endodôntico tem uma taxa de sucesso elevada, podendo estes dentes ter uma grande longevidade.
Primeira vez
Consulta de avaliação
Será avaliado pelo médico dentista, com ajuda de um Raio-x e Scanner Intra- Oral feito na nossa Clínica. Ouvimos as suas necessidades e planeamos o seu tratamento de acordo com o seu desejo. Na nossa clínica não vendemos tratamentos, devolvemos sorrisos.
Planeamos o sorriso e executamos com precisão.
Marque uma consulta e saiba as soluções que temos para si.


A solução não tem desculpa
Facilidade de pagamento
A pensar em si, na sua saúde e na oportunidade de voltar a sorrir, criamos facilidades de pagamento e financiamento*. Marque a sua avaliação para saber as opções de tratamento que temos para si e em conjunto com a nossa Gestora de Pacientes, iremos apresentar a solução adequada ao seu bolso.
O seu sorriso não deve ser adiado.