A Clinica Dr Pedro Mota

HIGIENE ORAL

HIGIENE ORAL

Escova os dentes, mas tem problemas na boca? Uma cárie aqui, um dente a abanar ali, sente-se desmoralizado, porque não sabe por onde começar? Não tem de saber! Para isso, existe a consulta de Higiene Oral, que o acompanhará e fará o seu encaminhamento para as especialidades que necessitar.

O que é a consulta de Higiene Oral?

A consulta de Higiene Oral, na nossa clínica, tem a duração de uma hora, em que primeiramente é feito um detalhado diagnóstico de todas as situações existentes em boca, como por exemplo, problemas dentários e gengivais, com o auxílio do raio-X. Em seguida, revemos pontos que poderá melhorar na sua higiene oral diária e passamos à destartarização, à remoção de manchas, ao polimento dentário e por fim, a aplicação tópica de flúor. 

Como cada paciente é tratado de forma individual, poderá existir a necessidade de fazer selantes de fissuras (tratamento preventivo de cáries), alisamentos radiculares (tratamento da gengiva), manutenção ou vigilância de tratamentos que tenha realizado, como por exemplo implantes, coroas, pontes, próteses, restaurações, etc.  

Caso necessite de fazer tratamentos, é a Higienista Oral que o encaminha para as restantes especialidades médicas dentárias d’ A Clínica Dr. Pedro Mota. 

Consulta de higiene oral

Como prevenir é o melhor remédio, na nossa consulta de Higiene Oral, não nos damos por satisfeitos apenas com uma “limpeza” de 10 minutos para tirar a “pedra” dos dentes. Aqui ouvimos as suas necessidades e planeamos o seu tratamento. A consulta de higiene oral é uma das consultas de maior importância na área da Medicina Dentária, uma vez que tem como principal objetivo: o diagnóstico, a prevenção e a manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades da medicina dentária. 

Qual a frequência da consulta de Higiene Oral?

As visitas regulares à sua higienista oral devem ser feitas de 6 em 6 meses, para analisar de perto os dentes e gengiva e detetar precocemente possíveis problemas que possa existir. No entanto, este período pode ser adaptado às necessidades de cada paciente. Hoje em dia, sabe-se que uma má saúde oral pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, diabetes, acidentes vasculares cerebrais ou aumentar o risco de problemas na gravidez. Consultas de Higiene Oral regulares irão ajudar a manter os seus dentes e gengiva saudáveis tendo uma repercussão positiva no controlo saudável dessas doenças.  

Mesmo tendo cuidados em casa e sendo eficaz na sua escovagem diária, na utilização de fio dentário e de escovilhão, os pacientes com implantes devem fazer manutenções regulares de Higiene Oral, com o objetivo de vigiar os implantes, o estado da gengiva e do osso e adequar as técnicas de escovagem e acessórios a cada situação. Nesta consulta, sempre que justificar deve ser feita a remoção da prótese fixa sobre os implantes, para melhor avaliação e higiene.

É uma consulta fundamental e tem como objetivo o apoio ao tratamento ortodôntico: antes, durante e após. Antes, porque prepara os dentes e a gengiva para a colocação do aparelho dentário. Durante, porque é mais difícil a higiene oral diária, e as dicas de escovagem, fio e escovilhão têm de ser adaptadas ao aparelho. Depois, para a remoção de manchas causadas pelo uso de aparelho e para a realização de branqueamento dentário.   

Porque todos somos diferentes, mas precisamos de cuidados iguais, temos uma equipa especializada e apta para atender às necessidades de cada paciente. Esta consulta destina-se a todas as crianças e adultos com patologias, síndromas ou deficiências que dificultem a adesão ao tratamento convencional. A primeira consulta é feita com muita sensibilidade para que o paciente se ambiente ao espaço e ao profissional. Avança-se para o melhor diagnóstico possível e plano de tratamento adequado. Caso não exista colaboração por parte do paciente, a sedação consciente pode dar uma grande ajuda e tornar os tratamentos possíveis. 

Branqueamento Dentário, o que é?

Hoje em dia, recorre-se cada vez mais ao branqueamento dentário, este é um procedimento utilizado com o objetivo de clarear a cor dos seus dentes, tornando-os mais brancos, de forma rápida, sem danificar os dentes e sem necessidade de cirurgia. Só deve ser feito após uma consulta de Higiene Oral para assegurar o bom estado dos seus dentes e gengiva.  

Sim, quando supervisionado pelo seu Higienista Oral. Existem no mercado muitos produtos disponíveis, publicitados como “branqueadores”, mas nem todos são seguros, podendo danificar a estrutura dentária. Como não são aplicados por profissionais, os produtos de venda livre não podem ter concentrações muito elevadas do produto que branqueia, e por isso não são eficazes. Os produtos aplicados por profissionais têm a percentagem mais elevada e permitida por lei, de forma que o tratamento seja feito de forma segura e eficaz. Poderá existir durante o tratamento uma sensibilidade dentária acrescida, mas que desaparece após finalizar o tratamento. 

Em princípio, qualquer pessoa com uma boa saúde oral pode efetuar um branqueamento dentário. Pacientes com lesões de cárie, gengivite ou periodontite necessitam de tratamento prévio, antes de realizar o branqueamento. Por precaução não é aconselhado a grávidas. De notar, que os agentes branqueadores não são eficazes em facetas, coroas ou restaurações.  

A vantagem de realizar um branqueamento dentário é a melhoria significativa da estética dentária e por conseguinte da sua autoestima.

Como é feito o branqueamento dentário?

Existem duas formas possíveis: 

Branqueamento em ambulatório (casa)

É utilizada menor concentração da substância ativa, provocando menos sensibilidade (temporária) e uma duração mais prolongada do efeito e menor recidiva (cor voltará à original).

Branqueamento em consultório

Tem a vantagem de ser mais rápido, porque a concentração do produto é mais elevada, o que leva a uma sensibilidade superior durante o tratamento. É feito um isolamento dos dentes e aplicado gel de branqueamento, deixando atuar entre 20 a 40 minutos, dependendo do protocolo. Como o resultado do branqueamento é variável de pessoa para pessoa, pode acontecer que em 40 minutos não obtenha o resultado pretendido e seja necessária outra sessão. 

Ficará com um sorriso próximo do “sorriso de Hollywood”, mas convém não esquecer que para o sorriso ser perfeito, ele tem de ser adequado ao seu rosto, ou seja, feito à sua medida, para não correr o risco de ouvir alguém dizer que os seus dentes “não são verdadeiros”!

Preços de Qualidade
Materiais Certificados
Tratamentos com Garantia
Médicos Dentistas Especializados
e com Experiência Hospitalar
Scroll to Top

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

NÓS CONTACTAMOS!

Preencha o formulário:

Iniciar conversa
👋 Olá! Podemos ajudar?
Scan the code
👋 Olá! Podemos ajudar?