Espelho meu, espelho meu, diz-me como uma boca saudável posso ter eu?
Falando em saúde, ter uma boca saudável é o pensamento que lhe ocorre? Provavelmente não. Atenção! A boca é a porta de entrada do corpo!
Com a chegada do inverno é impossível resistir a uma chávena de chá ou a um bom chocolate quente acompanhado por aquelas bolachas deliciosas que guardamos religiosamente na caixa. São pequenos prazeres irresistíveis, mas que podem deixar manchas nos dentes e afetar o seu sorriso.
Neste artigo vamos falar de alimentos que mancham os dentes e como evitar e tratar este problema, por exemplo, através de consultas regulares de Higiene Oral. A nossa clínica utiliza a mais recente tecnologia Airflow – Guided Biofilm Therapy (GBT) – como uma solução minimamente invasiva e previsível com o máximo conforto para o paciente. Ou seja, um verdadeiro ‘SPA’ para os dentes e para a gengiva!
Chá preto, café, vinho tinto ou bolachas de chocolate: todos eles têm algo em comum.
Contêm pigmentos e ácidos que conseguem infiltrar-se no esmalte, criando manchas visíveis difíceis de remover. Mesmo as opções saudáveis, como os frutos silvestres ou açaí, podem contribuir para um sorriso menos brilhante devido aos pigmentos naturais neles contidos.
Sabia que o açaí contém antocianinas, compostos responsáveis pela cor roxa escura da fruta, ou seja, podem tornar-se inimigos do esmalte, sobretudo se não tiver cuidados com os dentes e não realizar, frequentemente, consultas de higiene oral.
Já os alimentos açucarados são especialmente problemáticos, pois são ricos em açúcar e outros ingredientes que se colam aos dentes. Ou seja, alimentam o biofilme – uma camada invisível de bactérias e restos alimentares – que contribui para as manchas e até para cáries.
No que diz respeito a este tema, podemos dividir as manchas dentárias em dois grandes grupos*:
Causadas por substâncias externas que aderem ao esmalte dos dentes. Alimentos e bebidas como café, chá, vinho tinto, frutas como mirtilos e beterraba, além de molhos escuros (ex. molho de soja), são os principais culpados. Estes alimentos contêm substâncias pigmentadas chamadas cromogéneos que se fixam no esmalte.
Ocorrem quando os pigmentos penetram no dente e afetam sua estrutura interna, pelo que estas manchas são geralmente mais difíceis de remover.
Apesar de sabermos que certos alimentos podem provocar manchas nos dentes, não é necessário abdicar deles. É preferível adotar uma série de cuidados para tratar e prevenir as manchas nos dentes.
O Guided Biofilm Therapy (GBT) é um procedimento inovador que utiliza tecnologia de ponta para remover o biofilme e as manchas de forma eficaz e minimamente invasiva.
N’A Clínica Dr. Pedro Mota é como um ‘spa’ para a boca: relaxante, confortável e altamente eficaz. Trata-se de um método inovador e revolucionário que remove a placa bacteriana através de um fluxo de ar quente, muito mais confortável para o paciente. Além de uma saúde oral duradoura, proporciona uma experiência agradável, confortável e indolor em que pode realmente desfrutar.
O protocolo GBT utilizado na nossa Clínica segue um processo em várias etapas:
aplica-se um corante nos dentes para identificar o biofilme.
usa-se a tecnologia Airflow®: uma combinação de ar, água e pó suave que elimina o biofilme e as manchas superficiais.
os dentes são polidos, deixando-os lisos, brilhantes e protegidos.
Com este método, não só as manchas tendem a desaparecer, como também a saúde das gengivas melhora.
Obviamente o resultado é um sorriso mais saudável e confiante, com a ajuda da tecnologia de ponta, combinado com uma abordagem delicada e eficaz.
Embora o GBT seja eficaz, os resultados serão sempre melhores se combinar o tratamento com bons hábitos diários como:
sobretudo, após consumir alimentos ou bebidas que causam manchas.
utilizando a pasta de dentes adequada e o fio dentário.
ajuda a diluir e remover os pigmentos antes que se fixem nos dentes.
ingerir líquidos por esta via evita o contacto direto com os dentes e diminui a possibilidade de surgirem manchas.
visitar regularmente o dentista para limpeza profissional, ajuda a remover as manchas que não são eliminadas com estas técnicas que podemos introduzir no quotidiano.
Embora as manchas dentárias sejam um problema comum, sendo difícil de eliminar completamente o risco, há estratégias eficazes para reduzir e controlar a sua incidência como vimos ao longo deste artigo.
A prevenção, a higiene oral e os hábitos alimentares conscientes farão toda a diferença e é possível evitar as manchas de café e chá nos dentes, nesta época do ano propícia ao seu consumo, como em todas as outras.
Falando em saúde, ter uma boca saudável é o pensamento que lhe ocorre? Provavelmente não. Atenção! A boca é a porta de entrada do corpo!
Com a chegada do inverno é impossível resistir a uma chávena de chá ou a um bom chocolate quente acompanhado por aquelas bolachas deliciosas que guardamos religiosamente na caixa. São pequenos prazeres irresistíveis, mas que podem deixar manchas nos dentes e afetar o seu sorriso.
Chegou até aqui porque está à procura de prendas para quem tem tudo e está farto de dar voltas à cabeça na incessante busca de prendas originais! Bem-vindo ao sítio certo.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação neste site e para fins estatísticos, de marketing e publicidade. Para continuar, selecione uma das opções: