HISTÓRIA D'A CLÍNICA
Corria o ano de 2005...
… e um pai tinha uma missão: ajudar o filho, recém-formado, a estabelecer-se. E, se bem o almejava, assim o fez. Semana após semana, percorria o caderno imobiliário do jornal, que habitualmente comprava, em busca de uma resposta. E como só encontramos aquilo que procuramos, lá estava ele à sua espera: um tímido anúncio, perdido no meio de gigantes, a reclamar por clemência. E foi ouvido, ou neste caso, visto! Era o anúncio de uma clínica dentária em Vila Franca de Xira – a antiga Clínica Candeias, fundada em 1996, situada na parte alta a cidade –, que precisava de novo dono. Antecipando que o filho pudesse ir trabalhar para fora de Portugal, o pai antecipou-se convidando-o para uma visita ao espaço. Surpreendido, o filho aceitou para não fazer a desfeita, mas não estava ciente de ser esse o seu objetivo – tornar-se proprietário duma clínica em Vila Franca de Xira, ainda que fosse perto da grande capital. Mas o pai lançou a cartada final, assegurando que quanto mais tarde se entra no mercado de trabalho, com um espaço próprio, mais difícil se tornará o percurso de alguém, e…
Em dois meses, o filho, Dr. Pedro Mota, estava a gerir um consultório – como o próprio prefere chamar-lhe –, com a sensação de ter sido atirado aos lobos. Mas era tarde para voltar atrás e valeu-lhe, como vale até hoje, a assistente dentária que, perante o convite para permanecer na clínica com o novo proprietário, um “puto” acabado de sair da faculdade – como se descreve na altura –, decidiu aceitar, acreditando no projeto. A Manuela Bértolo, como se chama, tornou-se desde cedo o braço direito do patrão, e não só, também a perna esquerda, as mãos, a crença, a determinação, a ajuda imprescindível para quem começa do zero. E a clínica foi crescendo, mostrando ao que vinha. Houve até uma altura em que as paredes foram pintadas de cores vivas, pois segundo alguns experts na matéria, as cores transmitiam sensações positivas aos pacientes. Até que, há 8 anos, se desafia a transformar o “consultório” numa clínica de verdade, que pudesse ser uma referência em Vila Franca de Xira.
E assim aconteceu.
A Clínica Dr. Pedro Mota orgulha-se de ter acrescentado valor à cidade, de ter consigo cerca de 10 colaboradores diretos e cerca de 10 médicos, gerando assim emprego para as famílias, e congratula-se por ter seguido sempre os princípios que a norteiam: clareza, honestidade e empatia. Até, porque, como refere o Dr. Pedro Mota: “O tratamento mais caro não é aquele que é o mais indicado, nós não vendemos planos de tratamento, nós temos de arranjar soluções para as pessoas, avaliando caso a caso.”
Caberia aqui um “The End”, mas não se aplica a esta história. Porque já surgem rumores de novas aventuranças, portanto, acabamos…
Continuando…