PERIODONTOLOGIA

Sangra das gengivas e desculpa-se com a qualidade da escova de dentes?
Tem mau hálito e pensa que é do tipo de alimentação que faz? E aquela sensação de boca cheia de dentes?
Não tem explicação para isso? A Periodontologia explica!

O que é a Periodontologia?

A periodontologia é a especialidade da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes: gengivas, osso e ligamento entre o dente e o osso.

As doenças periodontais são provocadas pelo depósito de placa bacteriana e de tártaro (placa bacteriana calcificada) na cavidade oral, o que pode levar a uma inflamação os tecidos periodontais.

A inflamação das gengivas é um dos problemas tratados pela periodontologia

Podemos dividir as doenças periodontais em dois tipos, sendo eles a gengivite, que se trata de uma inflamação que só afeta a gengiva, que sendo tratada convenientemente, é reversível. Quando tal não acontece, a gengivite pode evoluir para uma doença mais grave chamada periodontite, que afeta, para além da gengiva, o próprio osso de suporte do dente, que se não for tratado atempadamente pode levar à perda dos dentes por falta de suporte ósseo.

A inflamação das gengivas é um dos problemas tratados pela periodontologia

Quais são as causas da inflamação das gengivas?

Uma higiene oral incorreta (que provoca a acumulação de tártaro) hábitos tabágicos, diabetes não controlada e fatores genéticos, são fatores que podem contribuir para o aparecimento e desenvolvimento das doenças das gengivas.

E quais são os sintomas?

Sangramento das gengivas

Mau hálito ou mau sabor na boca

Gengivas vermelhas, inchadas e “descoladas”

Sensibilidade ao frio

Sensação que os dentes estão a ficar maiores

Dentes com mobilidade ou a ficarem mais espaçados

Retração da gengiva

Que tratamentos é que a periodontologia oferece?

O tratamento da Periodontite em fase precoce passa pela eliminação da placa bacteriana e do tártaro (destartarização) aderido à superfície dos dentes, acima e abaixo da linha da gengiva e instrução de cuidados a ter na sua higiene oral em casa. Em casos mais avançados, com perda óssea, poderá haver a necessidade de realizar uma cirurgia periodontal corretiva. Quando tivermos a doença controlada, poderemos iniciar a fase de manutenção, para que a doença não se agrave.

Casos especiais

Da boca para o coração

A cada hora três portugueses têm um AVC, o que torna esta patologia cardíaca das mais comuns entre a nossa população. Provavelmente já conhecia este facto, mas o que poderá desconhecer é a influência que a má saúde oral tem nas doenças do coração. A doença oral mais associada à patologia cardíaca é a periodontite e as bactérias que a provocam e que estão na cavidade oral entram e circulam na corrente sanguínea, alojam-se em zonas do coração e causam inflamação. Para além do AVC, podem-se desenvolver outras patologias cardíacas como a endocardite bacteriana – uma infeção do revestimento interno do coração e a aterosclerose – artérias entupidas. O melhor remédio é a prevenção, não arrisque e mantenha a sua boca saudável. Descanse o seu coração, confie nas nossas mãos!

Se é diabético

Sabia que as pessoas com diabetes têm 2 vezes maior risco de desenvolver Periodontite? Sem tratamento, esta doença da gengiva torna-se mais grave, o que prejudica o controlo da diabetes. É uma relação ‘pescadinha rabo na boca’, uma descontrola a outra. Se é diabético, para evitar problemas dentários controle a glicose, mantenha uma boa higiene oral e faça consultas regulares de 6 em 6 meses.