Periodontite e Diabetes: saiba como a saúde oral pode afetar o nível das glicemias
Periodontite e a diabetes estão intimamente relacionadas e a saúde oral caminha lado a lado para encontrar o tão desejado controlo glicémico.
Sabia que a Periodontite, uma inflamação muito grave das gengivas, pode estar diretamente relacionada ao aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou do agravamento das doenças cardiovasculares diagnosticadas?
A ligação entre ambos é a inflamação que pode ter influência em tecidos distantes das gengivas.
Na verdade, a saúde oral está mais relacionada com a saúde cardiovascular do que o que se possa pensar ou pensou em tempos.
Inclusivamente, a Periodontite pode ser um fator que contribuiu para o desenvolvimento de problemas de saúde muito graves, como o AVC, mas não só…
Com este artigo vamos procurar explicar-lhe a ligação entre a saúde oral e o coração, quais os fatores de risco e que ações pode tomar para prevenir a Periodontite.
Este artigo vai ser ainda extremamente útil para o/a ajudar a cuidar da sua saúde num todo, tendo em conta que, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), as doenças cerebrovasculares (AVC) estiveram na origem do maior número de mortes em 2022, com 9 616 óbitos de residentes por AVC, que representaram 7,7% do total de óbitos de residentes.*
A Periodontologia é uma especialidade da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes: gengivas, osso e ligamento.
Por seu lado, a Periodontite é uma evolução da Gengivite, uma infeção grave que passa a afetar não apenas as gengivas, mas também o osso que suporta os dentes. Quando a inflamação não é tratada, pode levar à perda dos dentes e à destruição do tecido ósseo.
Além disto, podemos ainda acrescentar que esta condição é uma das principais causas de perda dentária em adultos.
Existem fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento destas doenças e há um trio comum, composto concretamente por**:
A esta pequena lista podemos acrescentar, em segunda linha, a hipertensão arterial e o colesterol elevado.
Agora não tem dificuldades em compreender que, ao controlar estes fatores, pode ajudar a reduzir o risco de ambas as condições.
Portanto, a relação que mantêm a Periodontite e o AVC é clara e cientificamente comprovada, mas como é que uma infeção nas gengivas pode afetar o cérebro? A resposta está na inflamação!
A Periodontite causa uma inflamação crónica no corpo, que pode levar à entrada de bactérias e toxinas na corrente sanguínea.
É desta forma que estes agentes prejudiciais penetram e provocam inflamações noutras partes do corpo, incluindo as artérias, contribuindo para a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos (aterosclerose).
Esta situação aumenta o risco de coágulos sanguíneos que podem bloquear o fluxo de sangue para o cérebro, o que pode resultar num AVC.
Por isso, é essencial reconhecer os sinais precoces da Periodontite para evitar que esta evolua para um estado grave que afete todo o organismo.
A prevenção é mesmo a única forma de reduzir os riscos associados à Periodontite, a outras doenças das gengivas e, até, ao AVC. Se assim é, não descure estas ações no seu dia a dia para bem da sua saúde:
Não fume e tenha controladas as doenças crónicas como diabetes ou hipertensão.
A tudo isto ainda pode juntar a adoção de uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ao mesmo tempo que reduz o consumo de açúcares para evitar a formação de placa bacteriana.
A relação entre a Periodontite e o AVC só realça a importância de cuidar da saúde oral como parte de um plano abrangente de prevenção de doenças cardíacas e vasculares.
Manter uma boa higiene oral e consultar regularmente os nossos médicos dentistas, não só ajuda a prevenir problemas dentários, como também pode diminuir significativamente o risco de problemas graves de saúde associados, como um AVC.
Se suspeitar de sintomas de periodontite, procure ajuda para evitar complicações graves.
Periodontite e a diabetes estão intimamente relacionadas e a saúde oral caminha lado a lado para encontrar o tão desejado controlo glicémico.
Sabia que a periodontite, uma inflamação muito grave das gengivas, pode estar diretamente relacionada ao aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou o agravamento das doenças cardiovasculares diagnosticadas?
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação neste site e para fins estatísticos, de marketing e publicidade. Para continuar, selecione uma das opções: