ORTODONTIA
desengane-se, está sempre a tempo de tratar do seu sorriso, acrescentando-lhe um elegante aparelho dentário!
O que é a Ortodontia?
A Ortodontia é uma das especialidades da Medicina Dentária mais procuradas, mas poucos sabem que é muito mais do que apenas uma questão de dentes direitos.
Esta especialidade dedica-se à prevenção e correção da má posição dos dentes e maxilares.
Para além da questão estética, é fundamental para a saúde oral e tem um papel importante na correta funcionalidade da articulação temporomandibular e músculos envolvidos, resolvendo muitas vezes dores de cabeça, pescoço e articulares.
Quais são as vantagens do tratamento ortodôntico?
Melhora a estética da face, do sorriso e, consequentemente, da autoestima do paciente.
Proporciona um correto alinhamento dos dentes, facilitando a higiene oral, prevenindo o risco de cáries e problemas nas gengivas.
Restabelece e melhora a sua “mordida”, prevenindo futuras perdas dentárias e melhorando também os problemas de articulação, da função mastigatória e muscular com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
Quais são as consequências dos dentes desalinhados?
A tensão muscular ou o funcionamento inadequado do sistema mastigatório (provocado pelo mau posicionamento dos dentes) levam a frequentes dores de cabeça.
A tensão sobre a ATM (Articulação Temporo-Mandibular), causada por dentes mal alinhados pressiona os nervos do canal auditivo, que estão próximos desta região, levando às dores no ouvido.
É comum que a falta de encaixe dos dentes seja compensada com uma inclinação da cabeça, o que interfere na postura corporal e o que leva a dores na coluna cervical.
Quem tem dentes tortos e desalinhados pode desenvolver problemas respiratórios, pelo facto de os dentes não encaixarem perfeitamente, comprometendo a passagem regular de ar e contribuindo para distúrbios, como o ronco e a apneia do sono.
Com o incorreto alinhamento dos dentes, os alimentos são mastigados com menor eficiência, o que piora a digestão e aumenta a possibilidade de surgirem problemas gástricos.
Dentes desalinhados não permitem uma correta higienização, o que aumenta a probabilidade de cáries e doenças gengivais.
Que tipo de aparelhos ortodônticos existem?
APARELHO AUTOLIGÁVEL
APARELHO INVISÍVEL
APARELHO ORTOPÉDICO
Quais são as vantagens do Aparelho Invisível?
O Aparelho Invisível é um aparelho ortodôntico, que consiste num conjunto de alinhadores transparentes e removíveis, feitos à medida de cada paciente. Os alinhadores são substituídos em cada uma a duas semanas, e cada substituição é ligeiramente diferente da anterior, de maneira a deslocar e mover os dentes. É necessário usar os alinhadores durante a maior parte do seu dia (22 horas/dia) para obter os resultados pretendidos. São facilmente removidos para comer, escovar os dentes, usar fio dentário, ou para ocasiões especiais.
Tratamento mais rápido:
Em alguns casos, é mais rápido a corrigir os dentes que os aparelhos fixos convencionais
Melhora a higiene oral:
Como são removíveis e não têm os componentes que causam a retenção de alimentos, estes alinhadores permitem uma limpeza normal dos dentes, ao contrário dos aparelhos tradicionais
Menos idas ao dentista:
Os alinhadores não necessitam de tantos ajustes como os aparelhos convencionais, reduzindo as visitas ao seu ortodontista
Mais discreto:
Os alinhadores são quase invisíveis e por isso poucos vão reparar que está a usar um aparelho
Mais confortável:
Os alinhadores são confortáveis de usar e removíveis, o que significa que pode continuar a sua rotina diária sem qualquer constrangimento. São menos dolorosos que os aparelhos convencionais
- Uma alternativa biológica, sem metal.
- Confortáveis: porque são praticamente indolores e de fácil adaptação.
- Removíveis e práticos: é fácil retirar os alinhadores e comer o que mais gosta. Além disso, facilitam imenso a higienização.
- Discretos: mostram o teu sorriso porque são praticamente invisíveis. Dada a sua impercetibilidade, quase ninguém irá perceber que usa aparelho ortodôntico.
e com Experiência Hospitalar