Jovem com dor de dentes
ENDODONTIA

Dor de dentes?

Conheça algumas das causas!

Ui! Quem já teve dor de dentes costuma dizer que é uma das piores dores que se pode experienciar. Normalmente, começa de forma leve e se ignorada evolui para uma dor intensa e insuportável. Se tiver uma dor de dentes não ignore, pois é um sinal que há algo de errado.

Vamos abordar:

A dor de dente ocorre quando a polpa dentária (estrutura interna do dente que contém terminações nervosas e vasos sanguíneos) fica inflamada.

Isso acontece em casos de:

As gengivas são a camada de tecido que envolve a raíz do dente e protege as terminações nervosas, à medida que o tecido gengival envelhece começa a desgastar, deixando as raízes dos dentes mais expostas e originando a dor;

Se sentir dor nos dentes durante ou logo após ingerir algo frio ou quente, pode ter problemas de sensibilidade dentária. É uma condição bastante comum, que surge quando há exposição da dentina do dente por desgaste do esmalte ou por retracção gengival;

Dentes desalinhados têm a tendência de pressionar os dentes vizinhos, o que pode resultar em algum desconforto e dor. Um exemplo comum são os dentes do siso que não conseguem erupcionar pela gengiva, exercendo pressão sobre os dentes adjacentes e, ocasionalmente, deteriorando-se abaixo do nível da gengiva.

O hábito de ranger excessivamente os dentes implica em fortes apertos da mandíbula e no atrito intenso entre os dentes superiores e inferiores, resultando em dores nos dentes, maxilares, pescoço e cabeça.

Tratamentos às cáries dentárias, como as restaurações que protegem as partes mais vulneráveis do dente, se ficarem danificadas, não cumprem a sua função, e as partes sensíveis dos dentes ficam mais expostas a temperaturas extremas, partículas de alimentos e bactérias;

Os dentes podem ser rachados ou lascados de várias maneiras, durante uma queda, ao praticar desporto ou a morder algo duro…. Se sentir dor num dente fraturado significa que a fratura atingiu a polpa dentária, onde estão as terminações nervosas e pode resultar em dor forte;

É uma condição onde um acúmulo de pus (um abcesso) se forma dentro do dente, gengiva ou mandíbula. É uma situação comum que ocorre em pessoas de qualquer idade, com origem numa infeção bacteriana. Os sintomas são dor intensa na boca e mandíbula, inchaço da gengiva ou do rosto e por vezes febre;

É a causa mais comum de dor de dentes no mundo. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.

Se tem dor de dentes trate o mais rápido possível da causa e marque uma consulta n’ A Clínica Dr. Pedro Mota, com um dos nossos médicos dentistas Dr. Pedro Mota e Dra. Andreia Hortênsio.

Poderá ter interesse em: