Espelho meu, espelho meu, diz-me como uma boca saudável posso ter eu?

Quando pensa em saúde, ter uma boca saudável é o primeiro pensamento que lhe vem à mente? Provavelmente não. Mas sabia que a sua cavidade oral é a porta de entrada para todo o corpo e que a sua condição e conservação tem impacto direto no bem-estar geral?
É exatamente isso que a ciência nos tem mostrado. É facto comprovado que, por exemplo, cáries ou gengivites, estão intimamente ligadas a problemas como doenças cardiovasculares, diabetes e até complicações na gravidez.
N’A Clínica Dr. Pedro Mota, procuramos mostrar na prática diária como, efetivamente, “a saúde começa na sua boca”.
Mais do que uma ideia genérica ou ‘slogan’ é a mais pura verdade, sustentada por estudos científicos. Com consultas regulares e cuidados básicos de higiene oral, é possível prevenir não só problemas dentários, como também proteger a saúde geral.
Vamos, então, explicar-lhe como.
Conteúdos abordados:
A saúde oral vai muito além de um sorriso bonito
Ter dentes brancos e bem alinhados é, sem dúvida, algo que nos faz sentir mais confiantes. Mas cuidar da saúde oral inclui cuidados que não estão apenas relacionados com a estética e que tendemos a esquecer.
A nossa boca é um ambiente complexo, habitado por milhões de bactérias — algumas boas e inofensivas, outras nem por isso. Quando negligenciamos os cuidados diários, permitimos que as bactérias nocivas proliferem, levando a infeções e inflamações. Ou seja, facilmente se infiltram na corrente sanguínea e afetam outros órgãos que não, exclusivamente, os órgãos do sistema digestivo, como a boca.
Por exemplo, nas grávidas as doenças gengivais podem estar associadas a partos prematuros e ao nascimento de bebés com baixo peso*.
Portanto, não restam dúvidas de que cuidar da boca é cuidar do seu corpo e da sua saúde!
Consultas regulares para uma boca saudável
A verdade é que podemos escovar os dentes religiosamente duas vezes por dia, ou até mais, e usar fio dentário, mas nem isso substitui a importância de uma consulta regular no dentista.
Visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano é essencial para manter a saúde oral em dia e a boca saudável, prevenindo problemas antes de se tornarem sérios. Durante estas consultas, é possível:
- Detetar problemas precocemente: Como cáries, gengivites ou outros problemas graves, que passam muitas vezes despercebidos.
- Realizar tratamentos preventivos: Que fortalecem os dentes e reduzem o risco de cáries.
- Obter conselhos personalizados: Para uma melhor higiene oral, adaptada às necessidades reais.
Higiene oral “a melhor escova” para limpar a boca
Em cada consulta de higiene oral realizada n’A Clínica Dr. Pedro Mota, mantemos bem presente este compromisso de zelar pela sua saúde. Por isso, nas consultas realizadas, pode ter a certeza que está a investir no seu bem-estar e saúde geral a curto, médio e longo prazo.
Porventura pode até não saber que esta é uma das especialidades que, muitas vezes, é subestimada. Isso só acontece porque as pessoas tendem a achar que se trata apenas de uma “limpeza” para remover manchas nos dentes, mas é muito mais do que isso!
Sem dúvida, está na linha da frente na prevenção de doenças orais e sistémicas.
Durante uma consulta de higiene oral, a nossa Higienista Oral especializada remove a placa bacteriana e o tártaro, que se acumulam em zonas onde a escova não chega.
Ainda assim a consulta não começa por aqui. Vai saber agora como funciona o processo:
- Duração de cerca de 1h
- Diagnóstico, com raio-X, de problemas dentários e gengivais
- Rastreio de lesões orais e extra orais que podem ser manifestações do Cancro Oral.
- Recomendações para melhorar a higiene oral diária
- Destartarização
- Remoção de manchas
- Polimento dentário
- Aplicação tópica de flúor
Com a visita ao dentista reduz, drasticamente, o risco de doenças como gengivite e periodontite, que, por sua vez, podem evitar complicações sistémicas.
Na verdade, segundo o relatório da World Dental Federantion (FDI), 45% da população mundial sofre de doenças gengivais que seriam facilmente preveníveis com uma consulta de higiene oral.
A saúde começa na sua boca, o nosso compromisso é consigo!
É neste cenário que o nosso ‘slogan’, “a saúde começa na sua boca”, ganha mais sentido, através do nosso compromisso em educar e cuidar de cada paciente.
Deste modo, cada sorriso vai refletir não só confiança, mas também saúde, com esta certeza de que a saúde oral é um pilar essencial do bem-estar, e que cuidar da boca é um investimento na qualidade de vida.
Não continue a adiar aquela visita ao dentista, seja para uma consulta de higiene oral ou outra especialidade. Com a chegada do novo ano agende já, e atempadamente, as suas consultas de medicina dentária de rotina.
Fonte:
* Priya Vidhale,Sneha Puri,M.L. Bhongade: A relationship between maternal periodontal disease and preterm low birth weight: A cross-sectional study. Clinical Epidemiology and Global Health. Elsevier (Dezembro, 2020)
Poderá ter interesse em:

Aparelho dentário com implante é uma combinação possível?
O aparelho dentário com implante não é uma incompatibilidade. Vamos explicar-lhe que acontece quando ortodontia e implantologia se cruzam.

A importância da saúde oral no trabalho
A importância da saúde oral no trabalho está cada vez mais patente e tornou-se um trunfo extra rumo ao sucesso.