A Clinica Dr Pedro Mota

mulher a dormir e a ranger os dentes
Bruxismo

Bruxismo: o ranger ou apertar dos dentes verdadeiramente assustador. Saiba porquê!

Apesar de, aparentemente, parecer uma palavra relacionada com ‘bruxaria’, o Bruxismo deriva, isso sim, do grego brychein e refere-se ao aperto, fricção ou atrito dos dentes*. 

Esta condição afeta cerca de 15% da população mundial e não é exclusiva a crianças, manifestando-se, por isso, independentemente da idade.

Neste artigo vamos descobrir como o Bruxismo e a apneia do sono estão interligados e como a ausência dos dentes incisivos pode agravar o problema.

Além de abordarmos os sintomas do Bruxismo, vai ficar a saber como pode agir no tratamento destas condições que podem afetar gravemente a sua qualidade de vida.

Vamos abordar:

O que é o Bruxismo e quando se manifesta?

É uma condição que se caracteriza por apertar ou ranger os dentes involuntariamente.

O paciente pode não saber que tem este hábito, sobretudo se se manifestar no período noturno, enquanto dorme – o Bruximo noturno.

Por seu lado, o Bruxismo diurno é aquele que ocorre durante o dia, nestes casos os movimentos estão associados a um hábito ou “tiques” involuntário.

É, por isso, que muitos pacientes demoram anos para descobrir este problema, enquanto outros são diagnosticados numa fase inicial em consultas de rotina.

7 sintomas que podem indicar que sofre de Bruxismo

Curiosamente, nem todos os sintomas desta patologia estão na boca, havendo uma contribuição multidisciplinar para identificar este problema. Contudo, deve procurar os nossos médicos dentistas especializados em caso de:

1. Ranger ou apertar os dentes com força.

2. Encontrar a língua ou bochechas com marcas ou mordidas.

3. Sensibilidade dentária.

4. Dor ou desconforto nos músculos da face.

5. Dores de cabeça e de ouvido frequentes.

6. Transtornos do sono.

7. Dentes que estão a desalinhar na fase adulta.

Jogamos ao causas e/ou consequências?

A verdade é que não são conhecidas, concretamente, as causas do Bruxismo!

No entanto, pensa-se que o stress e a ansiedade, possam ser os principais desencadeadores deste transtorno.

Adicionalmente, as drogas, o álcool, o tabaco e alguns medicamentos psiquiátricos podem também piorar ou acompanhar o bruxismo.

A estes podemos acrescentar outros tais como: distúrbios neurológicos (por exemplo: doença de Parkinson, epilepsia), refluxo gastroesofágico, medicamentos (como por exemplo alguns antidepressivos) e excesso de café.

O Bruxismo pode levar a problemas sérios, tais como:

  • Desgaste e fraturas dentárias;
  • Hipertrofia ou maior desenvolvimento dos músculos envolvidos na mastigação, podendo, muitas vezes, verificar-se inflamação destes músculos;
  • Sensibilidade dentária excessiva;
  • Problemas na articulação temporomandibular (ATM);
  • Dores de cabeça e tensão muscular na face;
  • Distúrbios do sono: ressonar ou apneia de sono*.

Apneia de sono e Bruxismo: uma combinação assustadoramente provável

A apneia do sono é um distúrbio respiratório que causa interrupções temporárias na respiração durante o sono, que resulta num ronco alto e assustador.

Efetivamente, muitas pessoas que sofrem de apneia do sono também apresentam Bruxismo. Tal acontece porque os episódios de ranger dos dentes podem estar diretamente relacionados com o esforço para manter as vias respiratórias abertas durante as pausas na respiração.

E não acha que faltam vampiros já que falamos em Bruxismo?

Buh. É verdade! A ausência de dentes incisivos centrais superiores (11 e 21), muitas vezes referida na gíria como a aparência de “dentes de vampiro”, acaba por também fazer parte deste problema.

Estes dentes são essenciais para a estética do sorriso, mas ainda para a função mastigatória.

A falta deles pode agravar o Bruxismo uma vez que, a ausência de suporte adequado, para pode levar a uma pressão excessiva sobre os dentes restantes e às articulações temporomandibulares.

Não desespere porque há formas de amenizar este problema:

Goteira de relaxamento

A goteira de relaxamento é uma espécie de prótese que se posiciona para impedir o contacto entre os dentes. É feita por um “molde” concebido à medida do Bruxismo. Assim, se realizar este tratamento corretamente, irá minimizar a pressão e fricção entre dentes. Isto vai impedir o desgaste dos dentes e relaxar a mandíbula.

Reposição dos dentes ausentes

A substituição dos dentes incisivos em falta através de implantes ou próteses dentárias pode restaurar a função correta da mordida e ajudar a prevenir complicações associadas ao bruxismo e à apneia do sono (que pode ser tratada com recurso a um CPAP). Tome nota que, os filhos de pais com bruxismo são mais propensos de serem afetados, mesmo desconhecendo-se marcadores genéticos. Em qualquer caso não é normal as crianças rangerem os dentes, devendo procurar a ajuda de um especialista para aferir a causa.

O Bruxismo, a apneia do sono e a falta de dentes são condições que podem coexistir de forma complexa, porque afetam a
saúde oral e a qualidade de vida em geral.

A única forma de um diagnóstico preciso e garantir da escolha do tratamento mais adequado, agende uma consulta com os nossos médicos especialistas.

Informação complementar em:
Ordem dos Médicos Dentistas: Saúde Oral e o Sono

Poderá ter interesse em:
Scroll to Top

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

NÓS CONTACTAMOS!

Preencha o formulário:

Iniciar conversa
👋 Olá! Podemos ajudar?
👋 Olá! Podemos ajudar?