A Clinica Dr Pedro Mota

REABILITAÇÃO ORAL

O que é que acontece quando não se cuida convenientemente dos pilares de sustentação de um edifício? Toda a obra pode danificar e, até, ruir.
Com os dentes, é igual, uma vez que a falta de atenção implica problemas sérios, não só na boca, como também em vários órgãos do nosso corpo.

O que é a Reabilitação Oral?

É a área da medicina dentária que se ocupa de corrigir problemas das estruturas da cavidade bucal (dentárias, gengivais ou ósseas), recuperando a sua funcionalidade e estética, através de estruturas feitas em laboratório que podem ir de uma simples coroa sobre uma raiz de um dente natural ao mais complexo trabalho, como uma prótese total fixa sobre implantes. 

Quais os benefícios da Reabilitação Oral?

Ao nível funcional: os métodos de reabilitação oral restauram o normal funcionamento da boca quanto às suas estruturas ósseas, articulares e musculares, eliminando constrangimentos, dores ou desconfortos ao falar ou comer. Tem, assim, efeitos positivos na recuperação da dicção, oclusão e mastigação. Como volta a conseguir mastigar os alimentos corretamente, o processo digestivo também é beneficiado. Já para não falar que ao melhorar o sentido da degustação, irá também saborear melhor os alimentos

Ao nível estético: os tratamentos de reabilitação dentária utilizados contribuem para promover a harmonia e simetria facial, conseguindo um aspeto rejuvenescido e um sorriso que se enquadra na estrutura do seu rosto, aumentando assim, a autoestima e autoconfiança do paciente.

Procedimentos mais comuns da Reabilitação Oral

É desdentado total?

A reabilitação dentária devolve o seu sorriso com Próteses fixas sobre implantes ou próteses removíveis. Tenha o sorriso de quando era jovem, volte a mastigar e sorrir sem medos e preconceitos. 

A falta de dentes é um problema que afeta a qualidade de vida de muitos portugueses, mas que tem solução: prótese fixa sobre implantes. Através da prótese híbrida é devolvido o conforto, a estética e a função mastigatória aos pacientes, sendo possível a reabilitação oral de toda a arcada superior e/ou inferior. Os implantes dentários substituem as raízes dos dentes, servindo de base para o suporte das próteses. Garantindo assim, uma maior estabilidade ao paciente, muito superior às próteses removíveis ou semi-fixas. O seu material em zircónio é mais resistente, acumula menos placa bacteriana e esteticamente é muito idêntica a dentes naturais. A prótese em titânio tem custo mais acessível.

Sobre as vantagens desta prótese, podemos dizer que: 

› Melhora a função mastigatória, logo a capacidade para saborear alimentos;  

› Melhora a fonética, como não tem “céu da boca” não intervém na maneira como fala; 

Melhora a estética, porque é o que mais se assemelha à dentição natural; 

› Preserva o tecido ósseo, ao conferir apoio aos músculos para se manterem firmes; 

› Durabilidade, de 5 anos na nossa clínica, desde que compareça às consultas regulares; 

› Melhora a confiança, porque vai voltar a querer sorrir, sem medos; 

› Melhora a confiança, porque vai voltar a querer sorrir, sem medos; 

› Maior conforto, sem lesões associadas nem cremes fixadores.  

A cirurgia de implantes pode parecer um processo complicado, mas não é doloroso. É realizada sob anestesia local, e caso necessite, poderá ter sempre a mão das nossas simpáticas assistentes. Não há razões para ter medo, mas quando é difícil de controlar recorremos à sedação consciente, uma técnica não invasiva e totalmente segura: inalação de protóxido de azoto através de uma máscara. Desta forma o paciente fica mais calmo, acordado, mas menos ansioso durante a cirurgia.  

No pós-operatório da rebilitação dentária, o implantologista vai prescrever analgésicos e antibióticos, e, se seguir todos os cuidados indicados, a recuperação será fácil. E mais fácil será, porque dispomos da Tecnologia Endoret®️ (PRGF®️) = 100% autólogo, que conta consigo para a rápida recuperação da cirurgia. Não faz sentido? Explicamos melhor: a medicina regenerativa evoluiu, e hoje em dia é possível utilizar os recursos do nosso corpo para benefício próprio, princípio sobre o qual assenta a Tecnologia Endoret®️ (PRGF®️). Esta técnica permite isolar, concentrar e extrair os fatores de crescimento, que são um conjunto de proteínas presentes no nosso sangue, responsáveis pela reparação natural dos tecidos. Este pormenor, permite acelerar o processo de cicatrizarão, diminuindo os sintomas da inflamação, como a dor e o edema, e o risco de infeções.

Na técnica tradicional, após a colocação dos implantes segue-se um período de 4 a 6 meses sem poder colocar as coroas sobre os implantes. A técnica de carga imediata, permite que saia no mesmo dia da cirurgia com as coroas ou próteses provisórias sobre os implantes. Isto é possível devido à interligação entre a equipa de reabilitação oral e à presença de um técnico de prótese especializado no dia da cirurgia. Passados 4 a 6 meses, substituímos a prótese provisória por uma definitiva e ficará com o sorriso que desenhamos em conjunto. 

Imagine que está habituado à sua prótese removível, mas esta perdeu a estabilidade, salta muitas vezes e acumula restos de alimentos. Esta técnica semi-fixa poderá ser uma boa solução, pois é utilizada quando o problema está na retenção da sua prótese, quando se torna desconfortável porque salta ao falar, mastigar e quando, infelizmente, monetariamente não é possível reabilitar com soluções totalmente fixas. São então colocados 2 a 4 implantes no maxilar e 2 a 4 sistemas de encaixe na prótese. Estas pequenas alterações vão permitir ao paciente retirar e colocar a prótese sobre um sistema de ‘clique’. Este sistema permite um maior conforto da sua prótese, porque promove uma retenção muito superior à que existia e ao mesmo tempo permite que a retire para fazer a sua higiene oral diária da forma mais adequada. 

Corriqueiramente, chamada de “dentadura” ou “placa”, é uma solução para quem perdeu todos os dentes naturais. É constituída predominantemente em resina acrílica, e apoia-se apenas sobre a gengiva. Pode ter barras metálicas para reforçar a estrutura, contudo, aumenta o peso da prótese o que diminui a retenção. Em situações de ausência de alguns dentes, pode optar por uma prótese parcial removível esquelética, com uma base metálica, cuja estrutura é apoiada sobre gengiva e dentes. Esta prótese permite que o paciente a remova sempre que entender, tem um custo mais acessível e se perder algum dente da prótese, é possível substituir o dente, sem ter de substituir a prótese. Por outro lado, são muitos os inconvenientes associados a esta prótese, como a sua fragilidade (podem quebrar ao cair ao chão); pode saltar ao comer e falar; inibe a ação mastigatória, não permitindo uma alimentação variada; tem necessidade de ajustes constantes, porque o osso vai desaparecendo; pode ser de difícil adaptação; pode danificar os dentes de apoio.  

Falta-lhe um ou mais dentes?

A solução passa pela reabilitação oral com coroas sobre implantes dentários ou próteses removíveis. 

São estruturas feitas em laboratório, que podem ser colocadas sobre os implantes ou sobre a raiz dos dentes naturais, ou seja é a parte visível em boca. Após a colocação do implante, é a reabilitação dentária com a coroa que vai permitir ao paciente mastigar, sorrir e falar. As coroas são uma excelente solução para várias situações/problemas que possam existir na boca, como por exemplo cáries muito extensas ou dentes que já foram muito restaurados. Conferem assim maior resistência a dentes danificados e podem melhorar também a estética, uma vez que é possível corrigir a forma, a cor e o alinhamento dentário.

Quer mudar o seu sorriso?

A reabilitação oral oferece soluções como personalizar os seus dentes com coroas ou facetas, e assim terá o sorriso com que sempre sonhou. 

Dê uma nova forma aos seus dentes, com uma técnica pouco invasiva e harmoniosa entre a naturalidade e o objetivo estético de cada paciente. As facetas são capas muito finas (lâminas de cerâmica), que são colocadas sobre a superfície de um ou mais dentes naturais para corrigir a cor, a forma e o tamanho dos seus dentes de uma maneira rápida e cómoda.

Principais motivos que levam à colocação de facetas dentárias:

› Dentes escurecidos ou com malformações de esmalte (amelogénese);

› Dentes tortos ou desalinhados;

› Dentes lascados ou partidos;

› Espaçamento entre dentes (fechar diastema);

› Pequenas mudanças no formato e posicionamento dos dentes (altera a estética do dente).

Quais as vantagens das facetas dentárias?

› Corrigem problemas estéticos: os seus dentes ficam com uma nova cor, forma e tamanho;

› Corrigem o esmalte danificado: corrigem várias situações inestéticas como por exemplo malformações no esmalte dentário, restaurações antigas ou dentes escurecidos;

› Resultado rápido: em apenas duas consultas tem o tratamento finalizado;

› Não sofrem alteração de cor: ao contrário dos dentes naturais, as facetas não sofrem alteração de cor;

› Procedimento sem dor: realizado com anestesia local;

› Durabilidade e resistência: na nossa clínica, usamos facetas em cerâmica, um material muito resistente com grande durabilidade.

Em que materiais são feitas as facetas dentárias?

Na nossa clínica, trabalhamos com os melhores materiais, por isso só utilizamos facetas em cerâmica. Este tipo de facetas apresenta maior longevidade, manutenção da cor original e uma aparência mais aproximada aos dentes naturais.

Pôr facetas não significa ficar com aspeto de dentes artificiais ou com “cor de frigorifico”, significa, sim, personalizar o seu sorriso dente a dente de acordo com as suas expectativas.

A reabilitação oral dá muita satisfação ao médico dentista, pois permite reabilitar bocas totalmente destruídas, desenhando sorrisos.
Preços de Qualidade
Materiais Certificados
Tratamentos com Garantia
Médicos Dentistas Especializados
e com Experiência Hospitalar
Scroll to Top

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO:

NÓS CONTACTAMOS!

Preencha o formulário:

Iniciar conversa
👋 Olá! Podemos ajudar?
👋 Olá! Podemos ajudar?