Espelho meu, espelho meu, diz-me como uma boca saudável posso ter eu?
Falando em saúde, ter uma boca saudável é o pensamento que lhe ocorre? Provavelmente não. Atenção! A boca é a porta de entrada do corpo!
Quando pensa em saúde, ter uma boca saudável é o primeiro pensamento que lhe vem à mente? Provavelmente não. Mas sabia que a sua cavidade oral é a porta de entrada para todo o corpo e que a sua condição e conservação tem impacto direto no bem-estar geral?
É exatamente isso que a ciência nos tem mostrado. É facto comprovado que, por exemplo, cáries ou gengivites, estão intimamente ligadas a problemas como doenças cardiovasculares, diabetes e até complicações na gravidez.
N’A Clínica Dr. Pedro Mota, procuramos mostrar na prática diária como, efetivamente, “a saúde começa na sua boca”.
Mais do que uma ideia genérica ou ‘slogan’ é a mais pura verdade, sustentada por estudos científicos. Com consultas regulares e cuidados básicos de higiene oral, é possível prevenir não só problemas dentários, como também proteger a saúde geral.
Vamos, então, explicar-lhe como.
Ter dentes brancos e bem alinhados é, sem dúvida, algo que nos faz sentir mais confiantes. Mas cuidar da saúde oral inclui cuidados que não estão apenas relacionados com a estética e que tendemos a esquecer.
A nossa boca é um ambiente complexo, habitado por milhões de bactérias — algumas boas e inofensivas, outras nem por isso. Quando negligenciamos os cuidados diários, permitimos que as bactérias nocivas proliferem, levando a infeções e inflamações. Ou seja, facilmente se infiltram na corrente sanguínea e afetam outros órgãos que não, exclusivamente, os órgãos do sistema digestivo, como a boca.
Por exemplo, nas grávidas as doenças gengivais podem estar associadas a partos prematuros e ao nascimento de bebés com baixo peso*.
Portanto, não restam dúvidas de que cuidar da boca é cuidar do seu corpo e da sua saúde!
A verdade é que podemos escovar os dentes religiosamente duas vezes por dia, ou até mais, e usar fio dentário, mas nem isso substitui a importância de uma consulta regular no dentista.
Visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano é essencial para manter a saúde oral em dia e a boca saudável, prevenindo problemas antes de se tornarem sérios. Durante estas consultas, é possível:
Como cáries, gengivites ou outros problemas graves, que passam muitas vezes despercebidos.
Que fortalecem os dentes e reduzem o risco de cáries.
Para uma melhor higiene oral, adaptada às necessidades reais.
Em cada consulta de higiene oral realizada n’A Clínica Dr. Pedro Mota, mantemos bem presente este compromisso de zelar pela sua saúde. Por isso, nas consultas realizadas, pode ter a certeza que está a investir no seu bem-estar e saúde geral a curto, médio e longo prazo.
Porventura pode até não saber que esta é uma das especialidades que, muitas vezes, é subestimada. Isso só acontece porque as pessoas tendem a achar que se trata apenas de uma “limpeza” para remover manchas nos dentes, mas é muito mais do que isso!
Sem dúvida, está na linha da frente na prevenção de doenças orais e sistémicas.
Durante uma consulta de higiene oral, a nossa Higienista Oral especializada remove a placa bacteriana e o tártaro, que se acumulam em zonas onde a escova não chega.
Ainda assim a consulta não começa por aqui. Vai saber agora como funciona o processo:
Com a visita ao dentista reduz, drasticamente, o risco de doenças como gengivite e periodontite, que, por sua vez, podem evitar complicações sistémicas.
Na verdade, segundo o relatório da World Dental Federantion (FDI), 45% da população mundial sofre de doenças gengivais que seriam facilmente preveníveis com uma consulta de higiene oral.
É neste cenário que o nosso ‘slogan’, “a saúde começa na sua boca”, ganha mais sentido, através do nosso compromisso em educar e cuidar de cada paciente.
Deste modo, cada sorriso vai refletir não só confiança, mas também saúde, com esta certeza de que a saúde oral é um pilar essencial do bem-estar, e que cuidar da boca é um investimento na qualidade de vida.
Não continue a adiar aquela visita ao dentista, seja para uma consulta de higiene oral ou outra especialidade. Com a chegada do novo ano agende já, e atempadamente, as suas consultas de medicina dentária de rotina.
Fonte:
* Priya Vidhale,Sneha Puri,M.L. Bhongade: A relationship between maternal periodontal disease and preterm low birth weight: A cross-sectional study. Clinical Epidemiology and Global Health. Elsevier (Dezembro, 2020)
Falando em saúde, ter uma boca saudável é o pensamento que lhe ocorre? Provavelmente não. Atenção! A boca é a porta de entrada do corpo!
Com a chegada do inverno é impossível resistir a uma chávena de chá ou a um bom chocolate quente acompanhado por aquelas bolachas deliciosas que guardamos religiosamente na caixa. São pequenos prazeres irresistíveis, mas que podem deixar manchas nos dentes e afetar o seu sorriso.
Chegou até aqui porque está à procura de prendas para quem tem tudo e está farto de dar voltas à cabeça na incessante busca de prendas originais! Bem-vindo ao sítio certo.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação neste site e para fins estatísticos, de marketing e publicidade. Para continuar, selecione uma das opções: