Uma boa saúde oral melhora o rendimento desportivo


A relação entre medicina dentária e desporto, pode não parecer óbvia, mas é muito mais relacionada do que imagina. Se pratica desporto, deve ter cuidado redobrado com a sua saúde oral, pois o seu rendimento desportivo diminui significativamente se tiver problemas orais.



Consequências da saúde oral no desporto


A cárie dentária, tem consequências a nível da saúde geral, uma vez que influencia a função mastigatória, para além de provocar dor e poder provocar infeções que têm consequências a nível local e geral.


A existência de qualquer infeção na cavidade oral pode ter consequências em outras partes do organismo, visto que os microrganismos podem entrar na circulação sanguínea, e pode dificultar a recuperação após lesão muscular, uma vez que o sistema imunitário tem de combater dois problemas em simultâneo.


Disfunções articulares, má oclusão, falta de dentes e outras alterações que possam causar dor, podem restringir a alimentação, o que interfere no processo de digestão dos alimentos e absorção de nutrientes essenciais ao organismo, prejudicar o repouso e consequentemente a motivação e desempenho dos atletas.



Consequências do desporto na saúde oral


Durante a prática de exercício físico, a quantidade de saliva diminui e a boca fica seca, mesmo que sejam ingeridos líquidos durante a prática desportiva. À medida que o treino progredir, a composição da saliva muda e fica mais alcalina, o que contribui para o desenvolvimento de tártaro e de outros problemas dentários, como cáries e inflamações. Se estes problemas forem ignorados, podem levar à perda de dentes.


O consumo de bebidas energéticas durante a prática desportiva, deteriora o esmalte dentário, enquanto que a utilização de suplementos alimentares ricos em proteína podem causar problemas de mau hálito.


A prática de actividades de maior contacto físico ou desportos mais violentos, resulta muitas vezes em traumas maxilofaciais e lesões dentárias, e em alguns casos perda de dentes. Estima-se em cerca de 5 milhões de dentes perdidos, por ano relacionados com actividades desportivas. Para evitar esta situação, é fundamental o uso de protector labial.



Se quiser vencer no desporto, uma boa saúde oral é fundamental, marque uma consulta n' A Clínica Dr. Pedro Mota e aumente o seu desempenho desportivo.