Falta-me dentes e agora?


Não se preocupe, na nossa Clínica de saúde oral existem várias soluções para cada caso. Se pensa que a falta de dentes é uma questão de estética, engana-se, pois as consequências para a saúde oral são muitas.

De acordo com um estudo da OMD, 68.9% dos portugueses têm falta de dentes naturais, mas apenas 12% opta por implantes dentários.



Consequências da falta de dentes

Os dois principais responsáveis pela perda de dentes são as cáries, que destroem os dentes, e as doenças periodontais, que destroem os tecidos que suportam os dentes. Se perdeu os dentes, não deve adiar a sua resolução, porque tem grandes implicações a nível da saúde como:

  • Má mastigação – É a primeira fase do processo de digestão dos alimentos, e todos os dentes são importantes para uma mastigação correta;

  • Má oclusão – Após perder um dente, os dentes adjacentes tendem a movimentarem-se e a ficarem mal posicionados;

  • Gengivite – A alteração do posicionamento dos dentes dificulta uma higienização diária adequada, o que favorece a acumulação de placa bacteriana e pode levar à inflamação da gengiva;

  • Sensibilidade dentária e cáries – A perda do dente, e a consequente exposição da raiz, causa sensibilidade dentária e origina cáries mais facilmente;

  • Dor de cabeça – A má oclusão faz com que os músculos do corpo se reorganizem, provocando dores de cabeça;

  • Perda de massa óssea – No local do dente perdido irá dar-se a reabsorção (absorção pelo organismo) do osso maxilar onde as raízes dos dentes estavam implantadas, o que origina a consequente perda óssea.

  • Perda de outros dentes – Quando um dente cai, existe um maior esforço mastigatório nos restantes dentes, o que provoca um desgaste maior, o que pode levar à perda de outros dentes;

  • Perda de autoestima e autoconfiança – O sorriso e os dentes fazem parte da nossa imagem. A falta de dentes, vai alterar o seu sorriso e o seu comportamento social.


Soluções para a falta de dentes

As diferentes soluções para a substituição de dentes depende de caso para caso. É importante avaliar a condição em que que se encontra a sua boca. Para além das convencionais Próteses Removíveis, existem várias soluções com implantes dentários para fixar os seus dentes:

  • Um ou mais implante(s) – Pode substituir a falta de um ou mais dentes por uma raiz em titânio, com o suporte de coroas, pontes ou próteses;

  • Prótese Fixa sobre Implantes – Pode reabilitar um ou dois maxilares quando lhe faltam a totalidade de dentes. Os implantes dentários irão suportar a Prótese cerâmica – Prótese Híbrida, e assim terá um resultado final de estética natural e resistência única, muito semelhantes à dos dentes naturais. Esta é a melhor solução para voltar a sorrir e mastigar sem preconceitos.

  • Prótese Removível sobre Implantes – Na ausência total de dentes pode optar por uma Sobredentadura - Próteses Removíveis sobre implantes que lhe garante alguma estabilidade. Este sistema permite um maior conforto da sua prótese removível porque promove uma retenção muito superior à das tradicionais removíveis e que lhe permite fazer a sua higiene oral diária. Com esta solução, poderá soltar o sorriso sem que lhe salte a prótese.

  • Prótese Removível sobre Implantes no Palato – Quando a perda de osso é grande e não dá para colocar implantes de forma convencional, opta-se por “mini” implantes no céu da boca - Implantes do Palato, para fixar a Prótese superior.



Vantagens do implante dentário

A falta de dentes traz consequência para a saúde oral e as vantagens para substituir um ou mais dentes por implantes são imensas, comparando com as tradicionais Próteses Removíveis:

  • Devolve a capacidade mastigatória e estética, permitindo que se sinta mais confiante a sorrir, comer e falar;

  • Melhora a sua auto-estima;

  • Permite mastigar e saborear melhor os alimentos sem qualquer constrangimento;

  • Mantem a estrutura óssea e estética facial que se perde com a ausência de dentes;

  • Preserva os restantes dentes naturais, pois muitas vezes as próteses removíveis acabam por desgastá-los.



Marque uma consulta de avaliação com o Dr. Pedro Mota, o nosso especialista em implantes dentários que já mudou a vida a muitos pacientes. Somos a melhor solução para a sua falta de dentes.